Pular para o conteúdo

PROVA DE VIDA VOLTA A SER OBRIGATÓRIA


   No mês passado, o presidente Jair Bolsonaro havia sancionado a Lei 14.199/2021 que previa vetar a prova de vida dos beneficiários do INSS até o dia 31 de dezembro de 2021.

 Por conta da pandemia, muitos beneficiários estavam adiando de comparecer até às agências do INSS para realizar a prova de vida por medo de pôr sua vida em risco.

 

   Porém, neste mês, no dia 3, Bolsonaro acabou voltando atrás em relação ao veto da prova de vida que, segundo ele, em alguns casos os beneficiários poderiam vir a falecer nesse meio tempo e continuariam recebendo o benefício em sua conta, que ou seriam retirados por outras pessoas, ou ficaria lá parado.

 

   Cerca de 28,7 milhões de beneficiários estão com a sua prova de vida em dia em relação aos anos de 2020 e 2021, o restante, que representa em média 20%, devem proceder à comprovação no período de junho de 2021 e abril de 2022.

 

   Existem outras formas de realizar a prova de vida que não sejam de forma presencial, através da biometria facial, ou para idosos com dificuldade de locomoção acima de 80 anos que não tenham constituído colaborador ou não tenham representante legal cadastrado, podem realizar a prova de vida através de uma visita do servidor público do INSS em sua residência.

Para quem recebe pelo banco:

 

   Caixa: o vencimento se dá em até um ano da última prova de vida realizada. Quem não fez a prova de vida entre setembro e outubro de 2020 deve fazer agora.

   App para Android e para iOS.

 

   Banco do Brasil: a prova de vida é feita no mês de aniversário do beneficiário. App para Android e para iOS.

 

   Bradesco: vencimento no mês em que o cliente recebeu o primeiro pagamento através desse banco.

 

   Itaú: o vencimento ocorre quando completado um ano do último procedimento.

 

   Santander: ocorre com base na concessão da data do benefício.

 

   Se você tem dúvidas sobre a data em que realizou a sua última prova de vida, basta acessar o aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS.

 

   Quer fazer um empréstimo consignado? CLIQUE AQUI.

   Ou antecipar até sete parcelas do seu FGTS? Entre em contato com a Confia Cred através do WhatsApp (51) 994779513.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.