Pular para o conteúdo

Golpes online, como não se tornar uma vítima? Confira 3 dicas essenciais!

A internet oferece diversas facilidades para realizar compras e fazer bons negócios. Pesquisar preços, comprar e receber o produto em casa são possibilidades que só o mundo virtual pode nos proporcionar. Mas, devemos manter a atenção, pessoas que agem de má-fé estão em peso aplicando golpes do comércio eletrônico.

As principais fraudes estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços. Um em cada quatro brasileiros já foi vítima deste tipo de ação, mas é possível evitar essa dor de cabeça com o Serasa Antifraude, um serviço que possibilita monitorar o seu CPF e evitar golpes.

Algumas dicas são essenciais para que você não caia em golpes e livre-se de problemas maiores, como por exemplo: 

Não informe dados via WhatsApp

Um golpe muito comum é o da pessoa que pede um código de verificação do WhatsApp para assim, realizar uma clonagem de dados. O golpista pega o número da vítima no anúncio, ao tentar clonar, o WhatsApp envia um código de verificação para o telefone, aí então o golpista entra em contato dizendo que esse código é para validação do anúncio. Ao fornecer a combinação, o criminoso consegue ativar o WhatsApp em outro aparelho e roubar informações particulares, dados bancários, entre outros. 

Conheça a reputação da empresa

Pesquise o que as pessoas falam sobre a empresa que você está pretendendo realizar alguma compra. Consulte a idoneidade do site nos órgãos de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui. O Procon, por exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.

As redes sociais também são ótimas ferramentas para descobrir se existem reclamações em torno destes serviços e conhecer a opinião de outros consumidores. 

Informações pessoais

Nunca repasse dados pessoais como fotos e documentos por aplicativos de mensagem sem ter a certeza de que você está negociando com uma pessoa de confiança. Com uma cópia do seu documento, o golpista pode praticar o crime de Falsidade Ideológica, se passando por você para enganar outras pessoas. Além disso, não envie fotos dos documentos do veículo. Com elas, o criminoso pode falsificar um anúncio e praticar crimes usando os dados do seu carro.

Fique alerta, crimes envolvendo empréstimos em financeiras são muito recorrentes. Muitas vezes os criminosos acabam se passando por uma instituição financeira e, para isso, usam as redes sociais ou até mesmo o WhatsApp. Eles oferecem uma linha de crédito vantajosa e fazem a vítima efetuar uma transferência bancária referente a taxas e despesas que nem existem e te deixam com o prejuízo. 

Procure uma financeira com credibilidade e que te garanta segurança. Venha para a Confia Cred e conheça nossos serviços. 

Para mais informações, te esperamos na Rua Fernando Abott, 387 no centro de Santa Cruz do Sul – RS. Além disso, a Confia Cred atende todo o Brasil via Online (digitalmente) no telefone: (51) 9 9180-0640 e para: (51) 3902-6098.  

Atendemos de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, sem fechar ao meio dia. 

solicite sem empréstimo
confia cred financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.