Pular para o conteúdo

Empréstimo Consignado: tire suas dúvidas.

O empréstimo consignado é uma boa alternativa para quem busca crédito saudável, sendo uma opção vantajosa frente a outras modalidades de empréstimo existentes, como cheque especial, rotativo do cartão e o empréstimo pessoal, por exemplo.

Mas o que é empréstimo consignado?

O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas(está em fase de testes) e servidores públicos. Ao optar pelo consignado, o cliente autoriza que a instituição financeira desconte as parcelas de quitação do empréstimo diretamente em sua folha de pagamento ou benefício do INSS, reduzindo o risco de inadimplência.

Dessa forma, o consignado não deixa de ser um tipo de empréstimo com garantia, já que o salário ou benefício são garantias de que o credor irá receber o valor devido. Isso explica as taxas de juros mais baixas do que as oferecidas pelas instituições financeiras convencionais, além de outras facilidades quanto ao pagamento da dívida.

E como funciona o crédito consignado?

A cobrança das parcelas não é realizada por desconto em conta corrente ou por meio de um boleto bancário, como em outros tipos de empréstimo. Nesse caso, o desconto ocorre diretamente do benefício INSS de aposentados e pensionistas ou do salário de funcionários públicos. São necessários os seguintes documentos: 

– RG;

– CPF;

– Comprovante de residência atualizado.

O valor disponível para contratação no crédito consignado deve respeitar a margem consignável, ou seja, o valor máximo do salário que pode ser comprometido para pagamento das mensalidades. É importante lembrar que o valor de crédito disponibilizado e a quantidade de parcelas também dependem da sua margem disponível

A principal característica do empréstimo consignado é sua taxa de juros, que é reduzida em comparação às outras opções de crédito. Isso acontece pois, como a parcela é descontada de uma conta de recebimento, o risco de atraso e de não pagamento é menor. Além desta, outra característica do consignado é a não consulta ao SPC ou Serasa e o prazo estendido de até 84 meses para pagar.

Quais são os tipos de empréstimo consignado?

Listamos abaixo as modalidades de crédito consignado que temos atualmente no mercado.

Empréstimo Consignado para Aposentados e Pensionistas INSS: 

É voltado exclusivamente para aqueles que recebem aposentadoria, ou seja, contribuíram para a previdência social por tempo determinado, seja parcial ou integral.

E também para aqueles que recebem o benefício de pensão, ou seja, dependentes de quem recebia aposentadoria. Aposentados e pensionistas que efetuarem um empréstimo consignado podem ter até 9 contratos. Outras características deste tipo de empréstimo consignado:

  • O prazo de pagamento é de até 84 meses;
  • Taxa de juros de no máximo 1,78% ao mês;
  • A idade do cliente não deve ultrapassar os 78 anos.

Empréstimo Consignado para Servidores Públicos Federais – SIAPE: 

Essa é uma categoria especial, porque não são todos os Servidores Públicos Federais que podem solicitar o empréstimo consignado, apenas: 

  • Servidores Públicos Federais Civis;
  • Servidores Públicos Federais Militares;
  • Idade entre 21 e 80 anos;

O valor é debitado automaticamente do contracheque e pode ocupar até 35% do rendimento líquido do servidor. O contrato firmado pode ser de até 96 meses e o valor máximo do crédito depende da instituição e dos bancos responsáveis pelo contrato.

Empréstimo Consignado para Servidores Municipais e Estaduais: 

A categoria segue normas semelhantes às dos Servidores Públicos Federais. O tempo máximo para o pagamento é de 96 meses e devem seguir as leis estaduais e municipais, respectivas a cada categoria. O valor da parcela é descontado automaticamente da folha de pagamento do servidor.

Quem está autorizado a tomar o empréstimo consignado?

  • Servidores Municipais e Estaduais ativos, ou seja, em serviço;
  • Servidores aposentados;
  • Servidores pensionistas.

Empréstimo Consignado para Militares das Forças Armadas:  

Essa categoria é voltada inteiramente para todos os setores das Forças Armadas, como por exemplo, integrantes do Exército, Marinha e da Aeronáutica. As taxas do empréstimo consignado para militares, ativos ou não, é um pouco menor do que das outras categorias, ela pode partir de 1,50% ao mês e o prazo do contrato pode ser de até 96 meses.

Empréstimo Consignado para Trabalhadores com Carteira assinada: 

Além das categorias de empréstimo consignado público, existe, também, o crédito consignado particular ou privado. Engloba, portanto, todos os funcionários registrados conforme a CLT, desde que a empresa contratante tenha convênio com instituições bancárias autorizadas. As taxas do contrato podem variar conforme o banco conveniado. Esse valor costuma ser de 1,40% a 3,50% ao mês(essa modalidade ainda está em fase de testes).

Onde fazer seu empréstimo consignado com as melhores taxas com facilidade?

Na Confia Cred você encontra as melhores e mais vantajosas taxas existentes no mercado para realizar seu empréstimo consignado. Através de um serviço com excelência e profissionalismo, contará com total amparo e estará seguro das negociações. 

Estamos localizados na rua Fernando Abott, 387 no centro de Santa Cruz do Sul. Você também pode ligar para: (51) 9 9180-0640 e (51) 3902-6098. 

Atendemos de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h, sem fechar ao meio dia. 

solicite sem empréstimo
confia cred financeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.