Pular para o conteúdo

Aumento da margem do crédito consignado, de 35% para 40%, aguarda sanção

Projeto que regulamenta 5% a mais de margem do crédito consignado para aposentados e pensionistas espera sanção do presidente

Com os agravos da pandemia por Covid-19, grande parte da população brasileira acumula dívidas, especialmente devido a atrasos em pagamentos e juros. Estudos recentes também apontam para mais de 14 milhões de desempregados no país, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, reformas, construções e aquisições de bens foram prejudicadas, uma vez que itens básicos tiveram disparada de preços, levando os consumidores a frearem gastos extras. Sabendo das dificuldades existentes e dos muitos sonhos que só são possíveis de realização com maiores reservas financeiras, a Confia Cred, financeira de crédito de Santa Cruz do Sul, já oferece empréstimos e financiamentos com as melhores opções de pagamentos e taxas reduzidas para aposentados, pensionistas, funcionários públicos, militares e até mesmo negativados.

Com a nova medida provisória (MP), a qual aguarda aprovação final, ampliando a margem de crédito consignado de 35% para 40%, quem ainda não possui empréstimos poderá solicitar já com este novo limite e, aqueles que já possuem contratação de crédito, poderão solicitar refinanciamentos com novo valor e prazos.

Todavia, a medida ainda precisa ser sancionada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. O documento já havia passado pela Câmara dos Deputados em 8 de março e, no último dia 10 foi aprovada pelo Senado Federal. A medida que deve valer até o fim de 2021, beneficiará servidores públicos ativos e inativos, militares e aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Conforme informações publicadas em reportagem do portal G1, do percentual de 40%, 5% do valor das aposentadorias poderão ser usados somente em operações com cartão de crédito. Os 35% restantes poderão ser utilizados livremente em empréstimos, financiamentos e operações de arredamento mercantil.

A proposta da nova margem por parte do governo, já vigorou no ano passado, mas os parlamentares decidiram prorrogar o prazo de vigência por mais um ano em função dos desdobramentos da pandemia. Algumas divergências políticas foram adiando a votação.

A parcela do empréstimo consignado é descontada diretamente do contracheque do aposentado ou pensionista. Uma vez que o risco de inadimplência é menor do que nas demais modalidades de crédito, as taxas de juros costumam ser mais baixas e oferecer vantagens no tempo de pagamento.

Segundo informações do portal Yahoo Finanças, os bancos e instituições financeiras poderão suspender por até 120 dias o pagamento de parcelas de contratos novos e antigos, mantendo os juros do empréstimo. Caberá a cada instituição adotar ou não essa carência.

Ainda de acordo com publicação do portal G1, por se tratar de uma medida provisória, a nova margem entrou em vigor assim que foi editada pelo Executivo, em outubro do ano passado. Contudo, para virar lei em definitivo, com as alterações feitas pelo Legislativo, a MP precisava ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias após a edição, cujo prazo se encerraria nesta quinta-feira, 11 de março.

O QUE MUDA

O limite de desconto mensal no contracheque do contratante do empréstimo consignado, poderá ser de até 40%. Assim, a margem é ampliada em 5% sobre o limite atual. A medida valerá para contratações até 31 de dezembro de 2021. Após, o percentual máximo volta a ser de 35%. 

A medida passa a valer se sancionada pelo Presidente da República.

QUAL VALOR POSSO SOLICITAR DE EMPRÉSTIMO?

Para saber o valor exato que você poderá garantir com um empréstimo consignado, basta entrar em contato com a Confia Cred pelo WhatsApp e solicitar uma simulação de crédito. Além do valor, demais informações como número de parcelas e taxas podem ser consultados com a equipe da financeira.

COMO SOLICITAR UM EMPRÉSTIMO NA CONFIA CRED

A sede da Confia Cred fica no centro de Santa Cruz do Sul, próximo ao Hospital Santa Cruz (HSC). O atendimento ocorre de forma física e on-line, por meio do WhatsApp, no qual as consultoras prestam atendimento para sanar dúvidas, verificam documentos e recebem solicitações de simulações de crédito.

Fale agora mesmo com uma das consultoras no WhatsApp 

Não fique na mão! Precisando de dinheiro, entre em contato com a Confia Cred.

FacebookInstagram, YoutubeLinkedin.

*Valores, prazos e carência variam de acordo com avaliação feita antes da contratação do empréstimo, financiamento ou consórcio. Solicite análise de crédito junto a Confia Cred.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.