Pular para o conteúdo

Saiba sobre a possibilidade de pagamento do 14ª salário, para aposentados e pensionistas.

inss-decimo-quarto-salario

Com a antecipação do 13º, iniciou-se um debate sobre a possibilidade de um abono extra para aposentados e pensionistas no final de 2021.

Por causa da pandemia do covid-19, estamos passando por um momento delicado na economia, e o Governo Federal teve que tomar algumas providências, visando o amparo aos seus cidadãos, principalmente aqueles que enfrentam a baixa renda. Com isso, assim como no ano passado (2020), este ano houve a antecipação do 13º salário, devido aos trabalhadores no final do ano.

Com isso, surgiu-se o debate a respeito de como ficará a renda de seus segurados no final do ano. Lembrando que ainda em 2020, foi desenvolvido um Projeto de Lei (PL), que incube a criação de um 14º salário (emergencial) destinado às pessoas que já são aposentadas e pensionistas pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Esse 14º salário, visa auxiliar os segurados financeiramente mediante a ausência do 13º salário ao final do ano, e prevê-se o pagamento deste benefício a aposentados e pensionistas.

O relator da proposta, Paulo Paim (PT-RS), defende essa aprovação pois acredita que além de amparar financeiramente os segurados, também ajudará na economia. Porém parte do legislativo apresenta uma resistência sobre a existência do 14º salário, e com isso, ainda não se tem uma previsão de liberação do benefício.

Entenda o Projeto de Lei do 14º salário

Este projeto teve origem a partir da ideia legislativa, que tem como autor o advogado Sandro Gonçalves, o qual recebeu inúmeras assinaturas, e acabou se tornando Projeto de Lei.

Tal proposta, vem sendo assunto desde 2020, ano de seu desenvolvimento e frente aos desafios do COVID-19, ainda não foi possível a aplicação da Lei. Porém esse ano não está muito diferente, mas muitos segurados aguardam a liberação do 14º salário.

A principal ideia é ir ao socorro de aposentados e pensionistas, que fazem parte do grupo de risco, assim como injetar mais recursos financeiros na economia do país, por hora a proposta continua em avaliação junto ao Senado Federal.

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.